24 de maio de 2014

Opilião


Os opiliões são indivíduos do Filo Arthropoda, Subfilo Chelicerata e Classe Arachnida. Existem aproximadamente seis mil espécies no mundo e, no Brasil, aproximadamente mil.
Estes artrópodes possuem o cefalotórax e abdome fundidos em uma só estrutura, uma das diferenças básicas entre eles e as aranhas. Quatro pares de longas pernas estão inseridos nesta região, sendo que o segundo par, mais alongado, tem função tátil, funcionando tal como antenas (pata anteniforme).

De hábito noturno, são muito comuns na região de Mata Atlântica. Neste ambiente, são alimento de anfíbios anuros, formigas, grilos, vespas e outras espécies de opilião. Uma forma de defesa contra estes consiste em liberar uma substância amarelada malcheirosa a fim de repelir estes animais.
 Podem, também, soltar uma de suas pernas a fim de escaparem ou distraírem seus predadores (autotomia de pernas); ou se fingirem de mortos (tanatose). Podem, se alimentar de seiva vegetal ou de seres vivos em decomposição. Geralmente a digestão é extracorpórea, secretando enzimas digestivas no alimento para, depois, ingerir. Quanto à reprodução, são animais dióicos. A fecundação é interna e machos possuem órgão de cópula. Algumas espécies, como a Bourguyia hamata, depositam seus ovos em bromélias, promovendo segurança contra predadores e umidade necessária. Pedras e folhas próximas às margens de riachos podem, também, ser ninho de espécies como a Acutisoma proximum.
Fonte: Mundo Educação

Ligres

O ligre é um híbrido entre um leão e uma tigresa. Os machos são híbridos estéreis, pois o número de cromossomos do tigre e do leão são pares, mas diferentes, assim o ligre tem um número ímpar de cromossomos devido ao processo da meiose que ocorre na formação dos gametas femininos e masculinos (óvulos e espermatozóides, respectivamente), podem se acasalar com outro animal com características parecidas, como o próprio tigre ou leão puros, mas seus filhotes podem ter a saúde delicada. 
O seu aspecto é de um gigantesco leão com raias de tigre difusas que pode ou não ter juba. Ele é, atualmente, o maior felino do mundo, possuindo entre 3,5 e 4m de comprimento. Com apenas três anos pode pesar meia tonelada, por meio de sua dieta de carne e frango.
Fonte: Wikipedia

9 de maio de 2014

Marta

Marta é a denominação comum dado aos mamíferos mustelídeos do gênero Martes. Estes animais são carnívoros e semidigitígrados e têm uma pele muito apreciada. Sua gestação dura 2 meses, tendo em média 2 ou 3 filhotes. Já chegou a ser centenas de milhares na Europa, mas foram tão caçadas por causa de sua pele, que estão se tornando raras.
Capturar um mustelídeo é relativamente fácil, por ser muito curiosa, basta colocar um objeto brilhante em seu ninho, que ela cai na rede. É um animal solitário que vive em lugares rochosos e arborizados, de difícil acesso, o que torna a sua situação de conservação pouco preocupante. Costuma demarcar seu território com um rastro da secreção das glândulas anais, como faz a doninha sua parente próxima, porém de odor menos desagradável. Costuma comer esquilos, coelho, camundongos ou aves pequenas. A época de acasalamento vai de julho a agosto. Dois meses depois a fêmea pare 2 a 3 filhotes num ninho de esquilo ou numa bifurcação de árvore. Apesar de abandonar sua cria para acasalar de novo, volta sempre para cuidar dos filhotes. A cria permanece no ninho durante dois meses.
Fonte: Wikipedia

Irara

A irara (Eira barbara) é um animal onívoro da família dos mustelídeos. É a única espécie do gênero Eira.
Têm um aspecto semelhante às martas e fuinhas, podendo atingir um comprimento de 60 cm (não incluindo a cauda). As iraras habitam as florestas tropicais da América Central e América do Sul. A irara é também conhecida no Brasil pelo nome de papa-mel, porque esse é um de seus alimentos preferidos. Espalhada desde o sul do México até a Argentina, a irara é uma parenta da marta.
Seu corpo é esguio, o pescoço alongado e as pernas compridas. Habita as florestas e também os campos. É um escalador muito ágil a as habilidades manuais ficam evidenciadas quando na captura de um de seus principais alimentos, o mamão.
As iraras são ativas dia e noite, mas descansam nas horas quentes do dia. São escansoriais, solitárias, mas podem ser vistas aos pares, costumam deixar marcas de cheiro nos galhos por onde passam. Adoram frutos e mel, mas são principalmente carnívoras: caçam ratos, aves, esquilos e até cutias.
Os filhotes nascem cegos, mas inteiramente cobertos de penugem negra e são facilmente confundidos com filhotes de lontras, porém não apresentam hábitos aquáticos como estes, embora saibam nadar.

Fontes: wikipedia/noticia animal

Casuar do Sul

Considerada a ave mais perigosa do mundo, o casuar-do-sul vive em florestas tropicais na Nova Guiné e no nordeste da Austrália. De grande porte, pode medir até 1,70 metro de altura e pesar 60 quilos. As pernas e o pescoço são compridos e possui pequenas asas, mas é não voa. Alimenta-se de frutas, insetos, aranhas, pequenos répteis e filhotes de outras aves.
Consegue atingir até 50 km/h e saltar até 1,5 metro de altura, correndo. É também um excelente nadador. É extremamente territorialista e muito agressivo com intrusos. É o Jackie Chan do mundo das aves.
De hábitos diurno e solitário, reúne-se apenas na época de reprodução. Para conquistar a parceira, o macho movimenta-se ao seu redor, inchando a garganta e vocalizando.
A fêmea bota de três a cinco ovos, em um ninho construído no solo, que são incubados por 50 dias pelo macho. Uma mesma fêmea pode reproduzir com mais de um macho.
Cabe ao pai os cuidados com os recém-nascidos.
É uma espécie ameaçada de extinção pela destruição de seu habitat e pela caça.
Fonte: Noticia Animal