18 de julho de 2014

Amblipígio ( Amblypygi )

Amblypygi é uma ordem comumente chamada de amblipígio (em inglês whip spider, aranha chicote) e está incluída na classe Arachnida, a mesma classe das aranhas, escorpiões, falsos escorpiões, opiliões e ácaros.
 

Podendo atingir até 4,5 cm de comprimento e achatado dorso-ventralmente, o corpo dos amblipígios é dividido em cefalotórax (prossoma), coberto por uma carapaça única e rígida, pedicelo e abdômen segmentado. O primeiro par de pernas desse animal é extremamente alongado e possui funções sensorial e de comunicação intra específica; essas pernas são chamadas pernas anteniformes e não são utilizadas para caminhar. Os amblipígios não possuem glândula de veneno, portanto não oferecem perigo aos humanos. Na região anterior da carapaça, possuem um par de quelíceras bissegmentadas e subqueladas que utilizam para capturar presas com o auxílio dos pedipalpos.    

   Amblipígios são basicamente predadores de "senta e espera". Quando as pernas anteniformes entram em contato com uma possível presa, essas se retraem e o amplipígio se aproxima da presa. 

Quando perto o suficiente, o amblipígio abre seus pedilpalpos espinhados e ataca a presa. Esta é puxada pelos pedipalpos e as quelíceras a maceram. Como os amblipígios não possuem glândulas de venenos, a presa pode continuar viva nos momentos iniciais do processo de alimentação.  

Após a eclosão dos ovos, a mãe carrega sues filhotes sobre o abdômen. Na foto, amblipigio fêmea com sua prole.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário