9 de outubro de 2014

Lacraia - Escolopendra


As lacraias também conhecidas popularmente como centopeias ou escolopendras pertencem ao gênero Scolopendra e são animais peçonhentos embora o seu veneno não seja muito perigoso para o ser humano. Existem cerca de 3.000 espécies pertencentes a classe Chilopoda e estão presentes em todos os continentes.

Alguns espécimes podem chegar a medir aproximadamente 50 cm de comprimento. Muitas pessoas se enganam acreditando que as lacraias são animais completamente inofensivos que causam repulsa somente pela sua forma física, porém, podem ser predadores bem eficientes.
Para enganar a presa ela levanta a cauda para botar medo, porém, seu veneno está nas garras da frente.

Um dos principais destaques dessa espécie é o seu corpo que é dividido em tronco e cabeça. As lacraias possuem na cabeça um par de antenas, dois pares de olhos simples e os temidos maxilípedes. O tronco é o que torna a lacraia notória, dividido em diversos segmentos, em cada um o animal possui um par de pernas com articulação.

As lacraias podem viver até seis anos desde que em condições ideais, a preferência desses animais é por ambientes úmidos, quase sempre sob troncos ou folhas podres. Os espécimes ficam alojados sob cascas de árvores, pedras, troncos em decomposição ou em outros locais. Para sobreviver esses animais constroem um sistema de galerias em que há uma câmara principal em que é possível ao animal se esconder.
Fonte: culturamix

Nenhum comentário:

Postar um comentário