25 de abril de 2014

Quati

O quati é um mamífero da ordem Carnivora, da família Procyonidae e do gênero Nasua. O grupo está distribuído desde o Arizona até o norte da Argentina, possuindo três espécies: Nasua nasua, Nasua narica e Nasua nelsoni.O quati é um carnívoro que mede 75 centímetros de comprimento, sem sua cauda que mede 55 cm. Pesa de 3 a 6 kg. Sua pelagem é formada por pêlos compridos e abundantes, e sua coloração varia de cinza escuro ao marrom avermelhado, sendo que dos lados sua pelagem é mais clara e sua barriga mais escura (ruiva).

Quando caça, o quati escava a terra com suas patas dianteiras, enfia seu focinho nos buracos escavados, na tentativa de encontrar alguns alimentos de seu variado cardápio, como larvas de insetos, minhocas, pequenos roedores e raízes. Alimentando-se também de frutas, sementes, lagartos e aves, principalmente seus ovos, que são seu grande desejo.
 É capaz de segurar um ovo com sua patas, furar a casca com seus dentes e sugar o interior, sem deixar que apenas uma gota caia ao chão. Motivo pelo qual costuma visitar galinheiros. Vivem 12 ou mais anos, atingem a maturidade sexual aos 2 anos de idade. Possuem uma gestação de 67 a 73 dias, dando a luz de 3 a 5 filhotes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário