31 de março de 2014

Lhama

O Lhama (Lama glama) é um mamífero ruminante, da Ordem Artiodactyla, e da Família Camelidae. É parente próximo da Alpaca (Lama pacos), do Guanaco (Lama guanicoe) e da Vicunha (Lama vicugna).
A palavra “Lhama”, ao contrário do comumente usado, é um substantivo masculino. Ou seja, o correto é “o” Lhama.
Os Lhamas habitam os arredores da Cordilheira dos Andes, em países como Bolívia, Chile, Peru, Argentina e Equador. São animais que foram domesticados há aproximadamente 4000 anos, sendo que hoje não são mais encontrados lhamas selvagens. Foram muito importantes para os povos incas, sendo que, na época, eram os únicos animais domesticados. Esse animal faz parte da mitologia andina.
O lhama, como ruminante que é, alimenta-se de capim e mato.
A gestação dura aproximadamente onze meses, e o filhote da lhama pesa, ao nascer, cerca de 11 kg.
Apesar de demonstrar grande curiosidade e muita tranquilidade, o lhama irrita-se facilmente. Têm o hábito de cuspir em outros lhamas, e mesmo no homem, com o objetivo de intimidar.
O lhama chega a viver até 24 anos.
Fonte: Infoescola

Pavão Azul

Chama-se pavão a aves dos gêneros Pavo e Afropavo da família dos faisões (Phasianidae). Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas. Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho teria um papel principal. As características da cauda colorida, que chega a ter dois metros de comprimento e pode ser aberta como um leque, não têm qualquer utilidade quotidiana para o animal e seriam um exemplo de seleção sexual. Quando o processo é bem sucedido, a pavoa põe entre 4 a 7 ovos, que chocam ao fim de 28 dias.



Frase do dia ... 31/03/2014

"Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe." (Francis Bacon)

30 de março de 2014

Gambá, Saruê ou Mucura

O gambá é um marsupial de hábitos noturnos, sua alimentação consiste em ovos, frutos, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. Possuem hábitos solitários, porém, na época do acasalamento, formam casais para reproduzir e neste período o casal constrói um ninho de galhos e folhas secas.
Produzem, na região das axilas, um líquido de cheiro forte e desagradável que serve para espantar outros animais e este mesmo odor é produzido pela fêmea na época da reprodução, para atrair o macho.Os filhotes de gambá nascem na forma de embrião e pesam duas gramas, aproximadamente. O desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe.O habitat natural dos gambás é a floresta, porém consegue adaptar-se bem em regiões com presença humana.
CARACTERÍSTICAS:
Cor: cinza escuro;
Comprimento: 40 a 50 cm de comprimento (sem contar a cauda);
Peso: de 3 a 5 quilos em média;
Reprodução: em média 3 gestações por ano, sendo que a fêmea gera de 10 a 20 filhotes em cada gestação. 

 

Girafa

Girafa, Giraffa camelopardalis, ou camelo-leopardo, como eram chamadas pelos romanos quando elas existiam no norte da África, pois acreditava-se que vinham de uma mistura de uma fêmea camelo, com um macho leopardo. São ungulados com número par de dedos.
Os machos chegam a 6 metros de altura e com suas línguas preênseis que alcançam até 50 cm são capazes de pegar as folhas de acácias, por entre pontiagudos espinhos nos altos dos galhos, que são sua principal fonte de alimentação. Elas são capazes de comer as folhas das árvores até 6 metros de altura. Para poderem pastar, têm de afastar uma da outra as pernas dianteiras.
Devido ao baixo teor nutritivo das folhas, as girafas precisam comer grandes quantidades e passam quase 20 horas por dia comendo. O comprimento do corpo pode ultrapassar os 2,25 metros e ainda possui uma cauda com 80 centímetros de comprimento, não contando com o pincel final. O seu peso pode ultrapassar os 500 Kg. Apesar do seu tamanho, a girafa pode atingir a velocidade de 47 km/h, suficiente para fugir de seus predadores.
Ambos os sexos possuem dois a quatro cornos (chifres)  curtos e recobertos por pele. O pêlo da girafa é fulvo (amarelo-tostado, alourado) ou rosado, com grandes manchas de cor amarronzada (exceto no ventre, onde o pêlo é branco). As manchas pardas possuem um padrão único para cada indivíduo e o auxilia a se mimetizar por entre as sombras das árvores onde habita. Essas manchas também concentram, debaixo da pele, vasos sanguíneos e são responsáveis pela manutenção da temperatura corporal adequada das girafas.
Elas possuem pernas longas, sendo as dianteiras mais altas que as traseiras, e número reduzido de costelas. O tempo de vida de uma girafa é de aproximadamente 15 a 20 anos.
Leões, hienas e leopardos são predadores dos filhotes de girafas, mas os adultos possuem porte e velocidade suficientes para limitar o número de predadores. As girafas quase não emitem sons. A gestação dura 420 a 450 dias, nascendo só uma cria de cada vez com uma altura que oscila entre 1,5 e 1,7 metros. Seus chifres nascem soltos no crânio para que não machuquem a mãe durante sua saída do útero. Os chifres se fundem com o osso durante a infância e adolescência.
Os filhotes de girafas caem de uma altura de quase 2 metros quando a mãe está de pé durante o nascimento, o que é frequente. A vegetação da savana africana, entretanto, amortece a queda.
É um animal gregário constituindo rebanhos ou bandos pouco numerosos, andando rapidamente, a passo travado e associando-se aos antílopes e avestruzes nas savanas africanas ao sul do Saara.
As girafas dormem aproximadamente duas horas por dia e um pouco de cada vez. Elas dormem em pé e, apenas em ocasiões muito especiais, quando se sente completamente segura, se deita no chão para descansar. A girafa só se deita se estiver segura pois, caso um predador se aproxime, ela demora muito tempo para se levantar devido a seu tamanho. A girafa é bem grande, devido a um osso de seu pescoço e de suas pernas, que são bem alongadas.
Cabeça de uma girafa, os seus pescoços são os maiores dos animais atuais. Por causa de seu pescoço comprido e rígido, o sistema vascular das girafas possui particularidades como válvulas especiais que permitem que o fluxo sanguíneo alcance o cérebro (bastante afastado de seu coração) quando levantam a cabeça e evitam vertigens quando elas a baixam.

Hiena

A hiena (Crocuta Crocuta) é um animal mamífero, carnívoro, da família Hyaenidae. Adulta, uma hiena mede 1,5 m de comprimento, com 80 cm de altura e 70 kg de peso. Seu modo de andar é esquisito, manquejante, pois suas patas traseiras são mais curtas que as patas dianteiras.
Sua pelagem tem cor castanha escura. Não é um animal dos mais rápidos, em corrida não consegue ultrapassar os 60 km/h. É capaz de emitir um grito áspero, parecido com uma gargalhada, que os antigos acreditavam ser de um homem mau, que colocava armadilhas para capturar os viajantes. Seus hábitos são noturnos, embora possa desenvolver atividades durante o dia.
Habita o oeste da Ásia e principalmente as savanas da África. Excelente caçadora, com uma mordida poderosa, a hiena se alimenta de búfalos, zebras, gnus e até de filhotes de girafa, entre outros. Atacam geralmente em grupo, com mais eficiência que alguns felinos. 
Porém, a hiena é mais conhecida por ser necrófaga, ou seja, por se alimentar das carcaças e dos ossos de animais, restos de outros predadores.
Esse animal desempenha um papel importante, necessário na cadeia alimentar, pois ao se alimentar dos restos de outros predadores, evita que esse material contamine as águas e que cause o aparecimento de doenças em outros animais ou em habitantes da região.
As hienas vivem em grandes grupos de 40 a 100 animais. Diferente de outros mamíferos que vivem em grupo, a sociedade das hienas é matriarcal, ou seja, é dominada pelas fêmeas, que costumam ser mais agressivas que os machos.
A gestação das hienas dura entre 98 e 110 dias, sendo que geralmente nascem dois filhotes por cria, embora não seja raro o nascimento de 3 ou 4 filhotes.
Os filhotes nascem com os olhos abertos e com a dentição completa. Desde o nascimento são muito agressivos, sendo comum que os filhotes matem uns aos outros.
Em algumas regiões da África, as hienas são caçadas sem misericórdia. A expectativa de vida das hienas em seu habitat natural é de até 20 anos.

Coruja Bufo Real

O Bufo-real (Bubo bubo) pertence à Família Strigidae onde se incluem as aves de rapina noturnas vulgarmente denominadas mochos e corujas. No entanto, esta espécie, com os seus 70 cm de altura, é a ave de rapina noturna de maior porte em todo Mundo.
O Bufo-real tem uma distribuição muito alargada, ocorre na Europa e Ásia, nas zonas subárticas e subtropicais, e no Norte de África. No continente europeu encontra-se na Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Moldávia, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.
Os ninhos situam-se usualmente em fissuras, cavernas, ou em plataformas rochosas, protegidas por rochas salientes, arbustos, troncos e buracos de árvores ou até no solo, em zonas declivosas; e em edifícios antigos.
Por vezes ocupa os ninhos de outras aves.
Dorme geralmente em plataformas rochosas e também na parte superior de árvores (o mais perto possível dos troncos) em muitos casos secas, pode também utilizar postes de eletricidade, construções humanas como telhados de armazéns e ruínas.
O Bufo-real alimenta-se principalmente de mamíferos de pequeno e médio porte (ratos, ratazanas, lagomorfos e carnívoros), aves de tamanho médio, e com menor frequência aves de rapina, répteis, anfíbios, peixes e cadáveres. Pode por vezes ocorrer canibalismo, jovens mais fracos podem servir de alimento aos pais e irmãos, mas também existe registro de adultos a serem devorados. Caça essencialmente de noite, começando logo após o pôr do sol; no período de estiva tem também alguma atividade crepuscular.
Espécie monogâmica, a relação do casal é permanente. Ambos os progenitores cuidam das crias. Crias nidícolas. Mostra fidelidade à área de nidificação durante vários anos, mais do que um ninho pode ser utilizado dentro do mesmo território, no entanto prefere apenas 1 ou 2 ninhos. No nosso país nidifica entre Dezembro e Junho.

Lobo Guará

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Chrysocyon
Espécie: C. brachyurus 

O lobo guará pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no Brasil, no Paraguai, na Bolívia e na Argentina;
Alimenta-se principalmente de aves, roedores, raízes e algumas espécies de frutos;
É uma espécie de hábitos solitários, não formando alcateias como fazem outras espécies de lobos;
Caçam a noite de preferência;
A gestação da fêmea dura, em média, 68 dias. Ela dá cria de 4 a 6 filhotes;
A espécie corre risco de extinção devido a doenças transmitidas por cães domésticos, atropelamento e ao desmatamento de seu habitat;
No Brasil, podemos encontrar o lobo guará nas seguintes regiões: Chapada dos Veadeiros, Serra da Canastra, Parque das Emas, Serra do Cipó, Chapada dos Guimarães, Ilha Grande, Reserva Ecológica do Roncador e Serra da Bocaina;
CARACTERÍSTICAS:
Expectativa de vida: em média vivem 20 anos;
Comprimento: 1,20 metros aproximadamente;
Cor: castanho claro avermelhado com manchas marrom nas pernas, caldas e pescoço;
Peso: de 20 a 25 kg aproximadamente;
Altura: 70 cm aproximadamente.

Veado Vermelho

O veado-vermelho (Cervus elaphus) é uma espécie de veado de grande porte do hemisfério norte, distribuído pela Europa, Ásia e Norte da África. A espécie foi também introduzida em várias regiões do mundo.
O veado-vermelho é um mamífero artiodáctilo ruminante da família Cervidae. É um animal de grande porte, sendo o maior cervídeo depois do alce. Os machos chegam a uma altura no garrote de 1,2 metro e 2,4 metros de comprimento. O peso varia com a região, sendo que mais ao norte os animais tendem a ser maiores: os machos podem pesar até 350 kg na Europa Central, mas na Península Ibérica não passam dos 250 kg e as fêmeas 150 kg. São mamíferos ungulados pois cada pata se apoia sobre dois dedos que terminam em cascos.
A pelagem do veado-vermelho muda com a estação do ano, variando de castanho-avermelhado no verão a castanho-escuro no inverno. Os filhotes apresentam manchas brancas no dorso que os ajudam a camuflar-se em seu ambiente.
O aspecto mais chamativo de diferenciação entre machos e fêmeas é a presença nos machos das galhadas (hastes). Trata-se de estruturas ósseas ramificadas que crescem todos os anos no alto da cabeça dos machos, caindo após a época da reprodução. A galhada cresce envolvida em uma fina capa de pele rica em vasos sanguíneos, que seca quando a galhada atinge seu tamanho máximo no ano.
Em sua ampla área de distribuição, o veado-vermelho ocupa vários habitats diferentes, variando da floresta temperada, matagais de arbustos e áreas abertas, onde os animais encontram as ervas que necessitam para comer.
O veado-vermelho come uma grande variedade de matéria vegetal. As fontes de alimentos destes animais incluem ervas, folhas, brotos de árvores e arbustos, frutos e cogumelos. No outono e inverno europeu consomem muitas bolotas de carvalhos e árvores similares.

Bicho Preguiça



             Reino: Animalia
             Filo: Chordata
             Classe: Mammalia
             Superordem: Xenarthra
             Ordem: Pilosa
             Família: Bradypodidae
             Megalonychidae
INFORMAÇÕES:
O bicho-preguiça é um mamífero com hábitos de vida noturnos;
Podemos encontrar estes animais em florestas tropicais da América do Sul, América Central e Mata Atlântica
Vive em pequenos grupos, embora possuam vários hábitos solitários;
Possui grandes garras, utilizando-as para subir e permanecer na copa de árvores de grande porte;
Sua alimentação baseia-se em folhas, raízes, brotos de algumas espécies de árvores e frutos;
Dorme aproximadamente 14 horas por dia, pendurado nas árvores;
Um animal saudável costuma viver entre 30 e 40 anos;
Descem do topo das árvores apenas uma vez por semana com o objetivo de fazer suas necessidades fisiológicas;
Existem várias espécies, divididas em duas famílias: Bradypodidae (possuem três dedos em cada braço) e Megalonychidae (dois dedos);
Esta espécie animal orienta-se principalmente pelo olfato, pois seu sistema visual não é muito desenvolvido.

CARACTERÍSTICAS:
Cor: cinza claro com manchas pretas, marrom ou branca
Peso: em média de 4 a 6 kg
Comprimento: aproximadamente 70 cm (contando a cauda)
Gestação: 120 a 180 dias

Frase do dia... 30/03/2014

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." (Lavoisier)

29 de março de 2014

Alce

O alce (Alces alces) é um cervídeo, o maior dos cervos, podendo atingir mais de 2 metros de altura ao nível das espáduas e pesar mais de 700 kg (no caso dos machos; as fêmeas são menores). Distingue-se dos restantes membros da família pelo tipo particular de galhadas: geralmente presentes apenas nos machos, têm secção cilíndrica e formato de taça e podem atingir 1,60 m de amplitude.
O alce é um animal típico das regiões circumpolares. Na Europa, ocorre essencialmente na Finlândia, na Suécia e na Noruega. Ao contrário do que se possa pensar, os seus longos chifres servem para amenizar a temperatura corporal no verão. A longevidade do alce é, em média, de cerca de 20 anos.
Estes ruminantes têm pernas longas e pescoço curto, o que os impede de pastar das ervas rasteiras. Alimentam-se de rebentos e folhas de árvores e de plantas aquáticas, pelo que se encontram essencialmente em florestas ou na sua proximidade. O seu comportamento é geralmente tímido, mas os machos podem tornar-se violentos durante a época de acasalamento e as fêmeas defendem as crias de qualquer aproximação humana.
No entanto, o principal perigo que os alces representam para o ser humano é na estrada, onde podem provocar graves acidentes, sobretudo na primavera, quando aproveitam como compensação nutricional o sal lançado no pavimento de algumas estradas na América do Norte.

Elefante


            Reino: Animalia
            Filo: Chordata
            Classe: Mammalia
            Ordem: Proboscidea
            Família: Elephantidae

            INFORMAÇÕES:
Os elefantes vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias;
Na África, o habitat dos elefantes são os territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas;
Os elefantes indianos são menores do que os africanos;
É o maior animal terrestre do mundo;
Possuem presas de marfim na boca;
São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas;
Um animal adulto ingere, em média, 100 kilos de alimento por dia;
Um filhote de elefante pode nascer com até 80 kilos;
Por volta de 60 anos de idade, o elefante perde seus dentes molares (presas) impossibilitando sua alimentação e levando-o a morte;
A caça indiscriminada do elefante africano tem levado a diminuição desta espécie, que atualmente está correndo risco de extinção;




CARACTERÍSTICAS:
            Expectativa de vida: em média vivem até 60 anos;
            Altura: varia de 3 a 4 metros;
            Cor: cinza escuro;
            Peso: em média 6 toneladas (podem atingir até 12 toneladas - espécie africana);
            Gestação: de 20 a 22 meses;