O Guaxinim gosta de viver em pântanos, come de tudo e adora fazer bagunça. Curioso, revira tudo por onde passa e fareja cada canto em busca de alimento.
É mamífero e gosta de sapos, caranguejos, ovos, peixes e ratos, mas também come frutas e cereais.
Ele mora em troncos, buracos e cavernas perto de rios e lagos para ter sempre água por perto e em locais povoados, pode até fazer a toca em garagens e revirar o lixo das casas para achar comida. Apesar de não ter frescura na hora de escolher o cardápio, o bicho passa o alimento na água e o fareja com cuidado antes de dar a primeira mordida.
Os guaxinins vivem sozinhos e só se encontram na primavera, que é a época de acasalamento. Cerca de 3 meses depois, as fêmeas têm até sete filhotes. Os bebês nascem cegos e nos primeiros dias dependem da mãe. Aos cinco meses, os filhotes saem da toca para caçar com a mãe e após 1 ano já podem viver sozinhos.
O guaxinim, mapache ou urso-lavador possui cabeça grande e focinho pontiagudo. Ele tem pelo longo e uma cauda espessa, com anéis castanhos e pretos. No dorso e dos lados, sua cor é marrom-acinzentado e o abdômen é cinza claro. As manchas pretas em suas “bochechas”, que se estendem entre os olhos e através da testa em uma listra vertical, também são típicas.
Estes podem até se reconhecer durante a noite por meio dessa “máscara” facial. Eles podem medir entre 45 e 70 centímetros.
No inverno, há pouca comida disponível e os guaxinins se recolhem nas tocas e passam dias dormindo. Assim, seu corpo economiza energia.Eles podem cair de grandes alturas sem se machucar, pois conseguem girar o corpo durante a queda e se apoiar corretamente quando chegam ao chão. E ainda é um ótimo nadador, mas ele evita passar muito tempo na água, pois seus pelos ficam pesados quando molhados e ele tem de fazer muito esforço para não afundar. Em alguns lugares ele é chamado de mão-pelada, rato-lavador ou mascarado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário