8 de setembro de 2015

Numbat ou Mirmecóbio

O Numbat é um mamífero marsupial nativo do sudoeste australiano e o único membro do gênero Myrmecobius e da família Myrmecobiidae. Sendo um animal de pequeno porte, mede entre 18 e 27 cm de comprimento, excluindo a cauda que pode chegar aos 20 cm, e pesando até 500 g. O numbat é um animal diurno e solitário, que não tolera outros membros da sua espécie no seu território, tirando na época de reprodução.
São os únicos marsupiais que se alimentam exclusivamente de insetos eusociais (que vivem em colônia) e como tal representam um papel importante no controle das populações de insetos na Austrália. A língua do numbat é pegajosa, chega a atingir 10 cm de comprimento e constitui uma adaptação à alimentação à base de formigas e térmitas (o mesmo que cumpim).
A época de reprodução é anual e ocorre por volta de Dezembro. Cada ninhada contém 2 a 4 filhotes, que vivem agarrados às tetas da mãe por quatro meses. Uma vez que os numbats não têm marsúpio (bolsa), as crias são protegidas apenas pela pelagem comprida que as fêmeas têm no ventre. Após este período, a fêmea abandona as crias numa toca durante o dia, enquanto procura alimento.
 Fonte: wiki

Um comentário: