30 de março de 2014

Coruja Bufo Real

O Bufo-real (Bubo bubo) pertence à Família Strigidae onde se incluem as aves de rapina noturnas vulgarmente denominadas mochos e corujas. No entanto, esta espécie, com os seus 70 cm de altura, é a ave de rapina noturna de maior porte em todo Mundo.
O Bufo-real tem uma distribuição muito alargada, ocorre na Europa e Ásia, nas zonas subárticas e subtropicais, e no Norte de África. No continente europeu encontra-se na Albânia, Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Moldávia, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia.
Os ninhos situam-se usualmente em fissuras, cavernas, ou em plataformas rochosas, protegidas por rochas salientes, arbustos, troncos e buracos de árvores ou até no solo, em zonas declivosas; e em edifícios antigos.
Por vezes ocupa os ninhos de outras aves.
Dorme geralmente em plataformas rochosas e também na parte superior de árvores (o mais perto possível dos troncos) em muitos casos secas, pode também utilizar postes de eletricidade, construções humanas como telhados de armazéns e ruínas.
O Bufo-real alimenta-se principalmente de mamíferos de pequeno e médio porte (ratos, ratazanas, lagomorfos e carnívoros), aves de tamanho médio, e com menor frequência aves de rapina, répteis, anfíbios, peixes e cadáveres. Pode por vezes ocorrer canibalismo, jovens mais fracos podem servir de alimento aos pais e irmãos, mas também existe registro de adultos a serem devorados. Caça essencialmente de noite, começando logo após o pôr do sol; no período de estiva tem também alguma atividade crepuscular.
Espécie monogâmica, a relação do casal é permanente. Ambos os progenitores cuidam das crias. Crias nidícolas. Mostra fidelidade à área de nidificação durante vários anos, mais do que um ninho pode ser utilizado dentro do mesmo território, no entanto prefere apenas 1 ou 2 ninhos. No nosso país nidifica entre Dezembro e Junho.

Um comentário: