28 de março de 2014

Periquito-verde ou Periquito-rico

Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Gênero: Brotogeris
Espécie: Brotogeris tirica
O periquito-verde também conhecido como periquito-rico é uma ave que existe apenas no Brasil, ocorre do estado de Alagoas até a região Sul do país.
Habita áreas abertas, florestas, e áreas urbanas, como jardins e parques. É uma espécie muito comum na mata atlântica.

Atinge até 23 cm de comprimento, o bico é forte, bastante afiado e possui coloração marrom com a base mais clara. Os olhos têm pupila preta e íris castanha-escuro, e a cauda é comprida.
Quando jovem apresenta cauda curta, bico mais escuro e a plumagem também é mais escura.
Voa com agilidade e rapidez, ao sentir alguma ameaça fica quieto e evita se movimentar, ao mesmo tempo em que não tira o olhar da possível ameaça, usa essa tática para tentar se camuflar com o ambiente, caso isso não funcione levanta voo rapidamente.

É uma ave inteligente, tendo a capacidade de aprender e reproduzir sons. Nesse quesito os machos se destacam, pois são mais capazes que as fêmeas.
A alimentação é composta por frutos, sementes e néctar. Tem o hábito de usar as patas para levar o alimento até o bico.
O periquito-verde é uma espécie monogâmica, ou seja, os casais permanecem juntos por toda a vida. Além de viver aos pares também é encontrado em grupos.

Quando estão em grupo costuma fazer bastante barulho, principalmente ao amanhecer.
O ninho é feito em cavidades de árvores ou então na bainha das folhas de palmeiras. A fêmea põe até 4 ovos que são incubados por um período de 26 dias.
Os filhotes deixam o ninho ao completarem 5 semanas de vida, atingem maturidade sexual entre 1 e 2 anos, e expectativa de vida é de 20 anos.
Em relação ao seu estado de conservação, o perequito-verde não está ameaçado.

39 comentários:

  1. As informações acima foram surpreendentes e contribuiram muito para que eu possa entender melhor o casal de periquitos verdes que procriou no forro do meu quarto.
    Tenho acompanhado o entra e sai dos periquitos e não perco o som produzidos por eles e seus filhotinhos, sempre na expectativa e torcendo para que eu possa testemunhar o primeiro voo dos pimpolhos.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Nao sei mas quero saber c identficar o sexo

      Excluir
    2. O macho tem o bico escuro, já a fêmea tem o bico clarinho.

      Excluir
    3. não sei mais gostaria de saber
      porque tenho um

      Excluir
    4. Quero saber a diferença entre o macho e a eme pq encontrei um machucado da asa estou cuidado mais ñ sei se é macho ou fêmea

      Excluir
  3. Para descobrir o sexo basta vc assoprar no peito do periquito abrindo levemente as penas com s dedos polegares, o macho tem o peito cheio de penas brancas por baixo, a fêmea tem poucas.

    ResponderExcluir
  4. Ele é lindo queria ele para min Istambul a venda

    ResponderExcluir
  5. Eu tava indo pra casa e achei um no chão sendo atacado por um gato, aí peguei e levei pra casa... é proibido ter um em casa??????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho uma. Achei deste mesmo modo, ela estava com as duas patas quebradas, liguei pro Ibama e pra polícia ambiental, nenhuma se prontificou a buscar disse que por ser animais de fácil reprodução que não teria o pq eles irem resgatar. Resumindo fiquei com ela e cuidei

      Excluir
  6. Com certeza, procure o Ibama para restabelecer na natureza.

    ResponderExcluir
  7. Qual o mes da reprodução do piriquito rico?

    ResponderExcluir
  8. Alguém tem foto dos ovos destes periquitos?

    ResponderExcluir
  9. quero comprar um filhote de periquito rico mas não sei onde encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por se tratar de um animal silvestre, somente criadores autorizados podem realizar a venda caso contrário é ilegal tê-los.

      Excluir
  10. Qual é o mês de reproducao deles ? Já procurei em vários sites e nenhum fala .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aq onda eu moro Belém do Pará eles nascem todo mês de julho

      Excluir
  11. Tô Com um aqui a 2 meses mas tenho medo de soltar agora ...se ficar por aqui no chao tem gatos e o meu cachorro irá pega lo...

    ResponderExcluir
  12. Peguei um caído no chão.
    Trouxe pra casa.
    Ele já se acostumou aqui e quando escuta minha voz ele fica todo prosa.
    Mas o bicho tá brabo e arisco demais.
    E outra queria saber o sexo do mesmo.

    ResponderExcluir
  13. tenho um que também achei caído. Levei ao veterinário, teve uma das patas quebradas que se consolidou errada, não anda direito. Vive solto em no escritório, mas é bravo e pica muito, mas vem quando chamamos. Ele ou ela vem perdendo peninhas pequenas, é normal nesta época do ano (janeiro), come muito bem e esta super saudável. Gostaria de solta-lo, mas tenho medo de ser pego por outros animais.

    ResponderExcluir
  14. Tenho dois mas não sei o sexo dele ele já tem 1 e 7 meses

    ResponderExcluir
  15. Moro em Belém para.salvei um das garras de. Um gavião estou com ele a um ano ficou manso crio ele solto.e o nosso xodó.

    ResponderExcluir