27 de março de 2014

Tigre Siberiano

O tigre-siberiano (Panthera tigris altaica) é um mamífero da família do Felinos e pertence ao género Panthera.
São predadores carnívoros e em tempos encontravam-se espalhados pela Coréia, norte da China e Mongólia, até à região do lago Baikal, na Rússia.
No entanto, desde há cerca de cem anos para cá, o seu número vem diminuindo.
Neste momento, o último refúgio desses animais é uma isolada cadeia de montanhas situada na Rússia, a norte de Vladivostok, perto do mar do Japão.
Os tigres identificam-se uns aos outros pelo odor que exalam, e é isso que permite que os machos encontrem as fêmeas quando está na altura do acasalamento.
Normalmente, nascem dois ou três filhotes em cada ninhada. Os seus filhotes nunca ronronam, mas apenas emitem suaves rosnados enquanto se alimentam do leite da mãe.

O período de amamentação costuma durar entre cinco a seis meses, até que passam a comer carne. Inicialmente, eles acompanham a mãe na caçada.
No entanto, apenas aos 18 meses é que os tigres siberianos estão habilitados para caçarem sozinhos. Os tigres jovens costumam ficar com a mãe até terem cerca de dois anos. Depois, eles separam-se e passam a estabelecer o seu próprio território.
Um tigre-siberiano macho que viva no seu habitat natural pode pesar cerca de 270 Kg e medir mais de 3 metros desde a cabeça até à ponta da cauda. Os tigres têm uma pelagem grossa que cobre todo o seu corpo, estando assim bem preparados para invernos frios e com muita neve. Até mesmo as suas patas são revestidas de pêlo que os ajuda a andar na neve.

O padrão do pêlo dos tigres siberianos é o de listras escuras sobre o pêlo laranja. As listras exclusivas de cada tigre servem para os diferenciar de outros tigres, assim como acontece com as impressões digitais dos humanos. Por causa das suas listras e cores, é muito difícil conseguir ver um tigre na floresta. No entanto, numa área aberta e na neve, é muito fácil visualizá-los pois as suas cores contrastam nitidamente com a neve. Isso tem constituído um problema para a sobrevivência da espécie, pois durante o inverno, ela não passa despercebida do seu único predador, o homem.
  
Fonte: http://www.maisnatureza.com/animais/felinos/tigre-siberiano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário