29 de março de 2014

Lêmure preto e branco

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primata
Família: Lemuridae
Gênero: Varecia
Espécie: Varecia variegata variegata
Nome comum: Lêmure-preto-e-branco-de-colar

Estes lêmures vivem nas florestas tropicais úmidas do Leste de Madagascar, até aos 1200 metros de altitude. O lêmure-preto-e-branco-de-colar é uma das duas subespécies que se distinguem na espécie Varecia variegata. A outra subespécie é o lêmure-vermelho (ver fotografia anterior).
A pelagem dos lêmures-pretos-e-brancos-de-colar é branca no dorso, nas patas e nos tufos existentes em torno da face e é negra na cabeça, nos “ombros”, no ventre e na cauda.
São primatas diurnos e arbóreos. Estão particularmente ativos ao crepúsculo, e, por vezes, também durante a noite. Tomam banhos de sol . Vivem em casais ou em grupos de 5 a 16 indivíduos com vários machos, fêmeas e juvenis. As fêmeas são dominantes. Estes lêmures defendem agressivamente o seu território de outros grupos da mesma espécie, utilizam vocalizações de alarme.
Alimentam-se de frutos, sementes, folhas e néctar
O período de acasalamento decorre de Maio a Julho. A gestação dura 90 a 102 dias, após os quais, de Setembro a Novembro, nascem geralmente duas ou três crias, que são amamentadas por 90 dias. Os recém-nascidos são transportados com a boca pela progenitora. Esta constrói um ninho para a protecção das crias. O intervalo entre os nascimentos é de um ano. Atingem a maturidade sexual aos 20 meses de idade.
Esta subespécie encontra-se em perigo (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). Pertence ao Apêndice I da CITES. A subespécie Varecia variegata variegata está ameaçada pela destruição e fragmentação do seu habitat, originadas pela desflorestação. Encontra-se protegida na sua área de distribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário